terça-feira, 13 de julho de 2021

Obras a decorrer na Casa Maria Borges - Pedido de esclarecimento à CMP

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto
Dr. Rui Moreira


CC. AMP e media

Tomámos conhecimento no local que decorrem obras na cobertura da Casa Maria Borges, sita na esquina da Avenida de Montevideu com a Rua Pêro da Covilhã, nº 345, sem que as mesmas estejam assinaladas com aviso de licenciamento.

Trata-se esta casa de uma obra de referência da arquitectura moderna no Porto. Foi projectada originalmente em 1950 pelo arquitecto Alfredo Viana de Lima, um dos mais destacados arquitectos da segunda metade do século XX no Porto, para a então administradora do Teatro Rivoli, tendo sido concluída em 1958, após o afastamento daquele arquitecto, pelo engenheiro Oswaldo Santos Silva. Seguindo os desígnios iniciais do projecto de Alfredo Viana de Lima, esta casa expressa nos seus elementos arquitectónicos a influência de Le Corbusier, por exemplo, com as suas longas janelas e a sua cobertura plana.

Nesse sentido, manifestamos por esta via a nossa preocupação veemente pelas circunstâncias da obra em curso que, não apenas cremos não estar licenciada como também acreditamos poder prejudicar o valor arquitectónico e patrimonial desta casa, único exemplo da arquitectura moderna e internacionalista dos anos 50 na frente marítima do Porto.

Solicitamos, assim, a melhor atenção da Câmara Municipal do Porto para esta obra, apelando à sua intervenção.

Com os melhores cumprimentos

José Pedro Tenreiro, Francisco Queiroz, Carlos Machado e Moura, Paulo Ferrero, Virgílio Marques, Susana Lainho, Sérgio Braga da Cruz, Augusta Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obras a decorrer na Casa Maria Borges - Pedido de esclarecimento à CMP

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto Dr. Rui Moreira CC. AMP e media Tomámos conhecimento no local que decorrem obras na...