segunda-feira, 24 de junho de 2019

Palacete Tv. Requesende - Pedido ao Presidente da CM Porto

Ex.mo. Senhor Presidente
Dr. Rui Moreira


C.C. AMP e media

Tomámos conhecimento da eventual demolição integral de um palacete sito na Travessa de Requesende (nº 388), caso a Câmara Municipal do Porto aprove o projecto de construção nova para aquele local, submetido aos v/serviços de Urbanismo (Processo nº 116421/19).

Alertamos Vossa Excelência para o facto de o palacete em questão não estar em risco de ruína, pelo que tal demolição, mesmo tendo em conta o facto (estranho) de o edifício não estar incluído na Carta do Património, será sempre extemporânea e contrária às boas práticas internacionais relativamente a construções em logradouros de antigas quintas, como é o caso.

Trata-se de um imóvel da primeira década do século XX, que é perfeitamente recuperável, para uso compatível. A sua fachada coberta de azulejos está protegida por Lei (desde 2017), pelo que a sua demolição será ilegal. A demolição do seu magnífico portão, provavelmente dos anos 1870-1890, será, além de uma imensa falta de sentido do que é a Arquitectura, um atentado ao Património.

Apelamos, por isso, a Vossa Excelência, para que dê indicações aos serviços no sentido de indeferirem liminarmente tal projecto, e transmitam ao proprietário a necessidade de preservarem e recuperarem o palacete, muros, gradeamentos e portões incluídos.

Em relação à construção nova que, imaginamos, será o argumento apresentado para a “boa rentabilidade” do projecto, a mesma poderá ser concretizada no logradouro do edifício em apreço, desde que obedecendo à percentagem de superfície permeável imposta pelo Plano Director Municipal para o lote em questão.

Com os melhores cumprimentos

Alexandre Gamelas, Francisco Queiroz, José Pedro Tenreiro, Malcolm Millais, Nuno Gomes Oliveira, Paulo Ferrero, Susana Lainho e Belmiro Cunha

Fotos: NDMALO-GE

1 comentário:

  1. Infelizmente mais um caso de destruição de património nacional se for avante. Eu ja nem reconheço a linda zona onde tive o privilegio de crescer.... estão a construir uma cidade estéril a base de cimento armado. Que triste a nossa evolução!

    ResponderEliminar

Reabilitação do antigo matadouro industrial - protesto e chamada de atenção à CMP

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto Dr. Rui Moreira CC. AMP e media Tomamos conhecimento de imagens virtuais dand...