quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Pedido de reconstrução do mirante e gruta do Parque de S. Roque

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto,

CC. AMP e media

No passado fim de semana verificámos estarem a decorrer obras de remoção de diversos componentes do mirante e da gruta do Parque de S. Roque.

Tendo conhecimento de que este mirante e gruta se encontravam bastante degradados e que necessitavam de uma intervenção, tememos que a intervenção em curso possa deturpar o aspecto e o valor estético e simbólico destes elementos.

Assim, gostaríamos de perguntar se foi realizado um levantamento prévio desta estrutura, de modo a permitir a sua reconstrução e se há alguma empresa de conservação e restauro especializada envolvida na operação a decorrer.

Este conjunto corresponde a um dos componentes arquitectónicos e paisagísticos de maior interesse do parque, datando a sua construção do início do século XX, sendo contemporâneo às várias transformações da casa da família Ramos Pinto ali existente.

Por este motivo, pelo valor de conjunto que estabelece com o restante parque e pela sua raridade, uma vez que são poucos os elementos semelhantes ainda existentes, vimos apelar a Va. Ex.a em defesa de uma reconstrução destes elementos tão fiel quanto possível à sua forma original, respeitando os seus aspetos técnicos e dos detalhes especiais deste tipo de estruturas em cimento armado imitando ramagens de madeira.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos

Antero Leite, Francisco Queirós, Nuno Gomes Oliveira, Paulo Ferrero, Susana Lainho, Virgílio Marques, Belmiro Cunha, Sérgio Braga da Cruz

Sem comentários:

Enviar um comentário

Reabilitação do antigo matadouro industrial - protesto e chamada de atenção à CMP

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto Dr. Rui Moreira CC. AMP e media Tomamos conhecimento de imagens virtuais dand...