segunda-feira, 24 de junho de 2019

Palacete Tv. Requesende - Pedido ao Presidente da CM Porto

Ex.mo. Senhor Presidente
Dr. Rui Moreira


C.C. AMP e media

Tomámos conhecimento da eventual demolição integral de um palacete sito na Travessa de Requesende (nº 388), caso a Câmara Municipal do Porto aprove o projecto de construção nova para aquele local, submetido aos v/serviços de Urbanismo (Processo nº 116421/19).

Alertamos Vossa Excelência para o facto de o palacete em questão não estar em risco de ruína, pelo que tal demolição, mesmo tendo em conta o facto (estranho) de o edifício não estar incluído na Carta do Património, será sempre extemporânea e contrária às boas práticas internacionais relativamente a construções em logradouros de antigas quintas, como é o caso.

Trata-se de um imóvel da primeira década do século XX, que é perfeitamente recuperável, para uso compatível. A sua fachada coberta de azulejos está protegida por Lei (desde 2017), pelo que a sua demolição será ilegal. A demolição do seu magnífico portão, provavelmente dos anos 1870-1890, será, além de uma imensa falta de sentido do que é a Arquitectura, um atentado ao Património.

Apelamos, por isso, a Vossa Excelência, para que dê indicações aos serviços no sentido de indeferirem liminarmente tal projecto, e transmitam ao proprietário a necessidade de preservarem e recuperarem o palacete, muros, gradeamentos e portões incluídos.

Em relação à construção nova que, imaginamos, será o argumento apresentado para a “boa rentabilidade” do projecto, a mesma poderá ser concretizada no logradouro do edifício em apreço, desde que obedecendo à percentagem de superfície permeável imposta pelo Plano Director Municipal para o lote em questão.

Com os melhores cumprimentos

Alexandre Gamelas, Francisco Queiroz, José Pedro Tenreiro, Malcolm Millais, Nuno Gomes Oliveira, Paulo Ferrero, Susana Lainho e Belmiro Cunha

Fotos: NDMALO-GE

1 comentário:

  1. Infelizmente mais um caso de destruição de património nacional se for avante. Eu ja nem reconheço a linda zona onde tive o privilegio de crescer.... estão a construir uma cidade estéril a base de cimento armado. Que triste a nossa evolução!

    ResponderEliminar

Pedido de cancelamento da venda em hasta pública de parcela de terreno localizada no Parque da Cidade

  Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto Dr.  Rui Moreira Tomámos conhecimento da intenção da Câmara Municipal do Porto de ali...