terça-feira, 26 de junho de 2018

Património em demolição no Porto, incrível mas real ...

Apesar da queixa ao MP, a demolição na Rua Marechal Saldanha continua imparável. O impensável acontece. Azulejos Arte Nova, misturados com portas e janelas, tudo para o lixo. É muita pressa junta... E é muito mau para o Porto :-(

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Demolição em curso do edifício da Rua do Marechal Saldanha - NOTA DE IMPRENSA


Exmo./a Senhor/a

No seguimento da queixa por nós apresentada oportunamente ao Ministério Público (http://cidadaniaprt.blogspot.com/2018/01/demolicao-do-n-707-da-rua-do-marechal.html​), nada fazia prever que a demolição do imóvel em apreço fosse passível de concretizar antes da tramitação que julgamos estar a decorrer por aquela entidade.

Mais nos surpreendemos como é possível a obra avançar sem que exista no local quase Aviso sobre a mesma.

Não julgávamos que tal pudesse ocorrer na cidade do Porto.

Tentaremos impedir a demolição em curso pelas vias legais que nos estão disponíveis.

Melhores cumprimentos

quinta-feira, 21 de junho de 2018

QUINTA DE SALGUEIROS – ANTAS – PORTO - PATRIMÓNIO MUNICIPAL AO ABANDONO


Apesar do pedido de classificação (ano 2000), de sucessivos alertas e de um abaixo assinado com mais de 1.000 assinaturas, a Quinta de Salgueiros, propriedade da Câmara Municipal do Porto, continua, inexplicavelmente, ao abandono.

Aguarda-se resposta a novo e-mail enviado no passado dia 18 ao Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto, cujo texto se transcreve:

“Exmos. Senhores

Presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP) - Dr. Rui Moreira

c.c.
Presidente da Assembleia Municipal do Porto (AMP) – Dr. Miguel Pereira Leite
Presidente da Junta de Freguesia de Campanhã – (JFC) – Sr. Ernesto Santos


Exmo. Senhor Presidente,

Nos passados dias 21 e 23 de Agosto solicitei a V.Exa um breve encontro para entrega, em mão, da Petição dirigida a V. Exa. “Pela Salvaguarda (…) da Quinta de Salgueiros (Antas)”. Esse encontro tinha como objectivo, para além da entrega da referida petição, colocar à disposição da CMP documentação que temos em nosso poder, contribuindo, na medida das nossas possibilidades, para o estudo desta Quinta Histórica e para a sua reabilitação engrandecendo a oferta patrimonial e cientifico-cultural da cidade do Porto.

Dado que não foi possível reunir com V. Exa. nas referidas datas, entregámos no dia 6 de Setembro nos Serviços Municipais, à atenção de V. Exa, a referida Petição (Req. 290048/17/CMP – 06.09.2017 – 09:30), bem como na sede da candidatura de V.Exa e dos restantes candidatos à presidência da CMP, tendo alguns subscrito a Petição e de todos recebido incentivo e estímulo. Nesse mesmo dia, apresentei uma exposição na Sessão Pública da AMP, tendo também aí deixado, à atenção do Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal, cópia da referida Petição e recebido, da parte do Senhor Presidente da JFC, incentivo e estímulo relativamente a este assunto.

Senhor Presidente Rui Moreira,

Dez meses passados, venho, uma vez mais, solicitar um breve encontro com V. Exa. Dada a importância do património em questão, a Quinta de Salgueiros deverá ser devidamente estudada e alvo de um Projecto Global de Reabilitação e Valorização - Casa, Capela e Jardim -, tal como é solicitado pelos mais de 1.000 subscritores da Petição, nacionais e estrangeiros, entre os quais centenas de portuenses, personalidades da cultura e da ciência e a Associação Portuguesa dos Jardins Históricos (AJH).

Certa de que este assunto merecerá, por parte de V. Exa., a devida atenção,

Melhores Cumprimentos

Ana Alves de Sousa

(…) “http://mailchi.mp/a81cc273ba79/nl-ajh-setembro-2017
https://www.facebook.com/SOSQuintaDeSalgueiros/
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT86412
https://nationalgeographic.sapo.pt/historia/actualidade/1206-o-rio-que-corre-por-baixo-da-cidade-do-porto https://issuu.com/miguela.rodrigues/docs/quinta-de-salgueiros-porto

Pedido de cancelamento da venda em hasta pública de parcela de terreno localizada no Parque da Cidade

  Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto Dr.  Rui Moreira Tomámos conhecimento da intenção da Câmara Municipal do Porto de ali...