quinta-feira, 21 de junho de 2018

QUINTA DE SALGUEIROS – ANTAS – PORTO - PATRIMÓNIO MUNICIPAL AO ABANDONO


Apesar do pedido de classificação (ano 2000), de sucessivos alertas e de um abaixo assinado com mais de 1.000 assinaturas, a Quinta de Salgueiros, propriedade da Câmara Municipal do Porto, continua, inexplicavelmente, ao abandono.

Aguarda-se resposta a novo e-mail enviado no passado dia 18 ao Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto, cujo texto se transcreve:

“Exmos. Senhores

Presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP) - Dr. Rui Moreira

c.c.
Presidente da Assembleia Municipal do Porto (AMP) – Dr. Miguel Pereira Leite
Presidente da Junta de Freguesia de Campanhã – (JFC) – Sr. Ernesto Santos


Exmo. Senhor Presidente,

Nos passados dias 21 e 23 de Agosto solicitei a V.Exa um breve encontro para entrega, em mão, da Petição dirigida a V. Exa. “Pela Salvaguarda (…) da Quinta de Salgueiros (Antas)”. Esse encontro tinha como objectivo, para além da entrega da referida petição, colocar à disposição da CMP documentação que temos em nosso poder, contribuindo, na medida das nossas possibilidades, para o estudo desta Quinta Histórica e para a sua reabilitação engrandecendo a oferta patrimonial e cientifico-cultural da cidade do Porto.

Dado que não foi possível reunir com V. Exa. nas referidas datas, entregámos no dia 6 de Setembro nos Serviços Municipais, à atenção de V. Exa, a referida Petição (Req. 290048/17/CMP – 06.09.2017 – 09:30), bem como na sede da candidatura de V.Exa e dos restantes candidatos à presidência da CMP, tendo alguns subscrito a Petição e de todos recebido incentivo e estímulo. Nesse mesmo dia, apresentei uma exposição na Sessão Pública da AMP, tendo também aí deixado, à atenção do Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal, cópia da referida Petição e recebido, da parte do Senhor Presidente da JFC, incentivo e estímulo relativamente a este assunto.

Senhor Presidente Rui Moreira,

Dez meses passados, venho, uma vez mais, solicitar um breve encontro com V. Exa. Dada a importância do património em questão, a Quinta de Salgueiros deverá ser devidamente estudada e alvo de um Projecto Global de Reabilitação e Valorização - Casa, Capela e Jardim -, tal como é solicitado pelos mais de 1.000 subscritores da Petição, nacionais e estrangeiros, entre os quais centenas de portuenses, personalidades da cultura e da ciência e a Associação Portuguesa dos Jardins Históricos (AJH).

Certa de que este assunto merecerá, por parte de V. Exa., a devida atenção,

Melhores Cumprimentos

Ana Alves de Sousa

(…) “http://mailchi.mp/a81cc273ba79/nl-ajh-setembro-2017
https://www.facebook.com/SOSQuintaDeSalgueiros/
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT86412
https://nationalgeographic.sapo.pt/historia/actualidade/1206-o-rio-que-corre-por-baixo-da-cidade-do-porto https://issuu.com/miguela.rodrigues/docs/quinta-de-salgueiros-porto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obras a decorrer na Casa Maria Borges - Pedido de esclarecimento à CMP

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto Dr. Rui Moreira CC. AMP e media Tomámos conhecimento no local que decorrem obras na...