quinta-feira, 8 de junho de 2017

Azulejos do Porto - é preciso que se saiba

Fotos de Francisco Queiroz, em 2008, e de Ana Paula Bandeira Morais, em 2017


A situação dos azulejos do Porto é dramática. Além de tudo o que já se referiu há dias aqui http://cidadaniaprt.blogspot.pt/2017/06/programa-de-salvaguarda-do-azulejo.html
há que juntar ainda os casos de intervenções que, apesar das boas intenções, são feitas de modo incorrecto e, às vezes, leviano e irresponsável.

Exemplo paradigmático é a fachada da icónica "Pérola do Bolhão".

As fotografias do "antes" e do "depois" mostram bem como uma figura feminina correctamente pintada passou a ser grotesca.
Não houve respeito pela obra artística, nem pelo seu carácter Arte Nova: várias cores foram alteradas; os cabelos mais soltos desapareceram e passou a haver uma massa uniforme escura, qual cabeleira; os lábios foram encurtados e puxados para cima; o nariz ficou ambíguo; a sombra abaixo das sobrancelhas foi realçada e desligada dos olhos; a íris foi arredondada, tornada mais pequena e menos puxada para dentro da pálpebra, alterando a expressão plácida do rosto originalmente pintado; parte do cabelo sobre a testa desapareceu, a mão passou a ser disforme, como se tivesse membranas interdigitais; a linha do busto deixou de ser coberta pela das vestes; enfim, basta comparar atentamente para ver muitos outros aspectos que fizeram desta figura uma caricatura infeliz daquela que foi pintada inicialmente.

Dir-se-á que isto não é verdadeiramente um restauro. Seguramente que não. Mas, será que uma obra azulejar desta qualidade não mereceria uma intervenção qualificada?
É preciso que se saiba: mesmo quando se intervém sobre os azulejos da cidade no sentido de tentar preservá-los, ainda há muita asneira a ser feita.
Pergunta final: a intervenção realizada neste painel da Pérola do Bolhão será, ao menos, reversível?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Reabilitação do antigo matadouro industrial - protesto e chamada de atenção à CMP

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto Dr. Rui Moreira CC. AMP e media Tomamos conhecimento de imagens virtuais dand...