quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Casa de António Nobre - Protesto junto da CM Porto

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto
Dr. Rui Moreira

CC. AMP e media

Vimos pelo presente apresentar o nosso protesto veemente pela pré-anunciada destruição da casa onde morreu António Nobre, sita na Avenida do Brasil, nº 521, segundo consta da página online da imobiliária Alfa Atlântica, e de que anexamos imagem.

De facto, esta moradia, apesar do seu inegável valor cultural e afectivo para a cidade do Porto e apesar de ter sido objecto de uma petição lançada pelo escritor Mário Cláudio em 2015 (https://www.publico.pt/2015/02/09/local/noticia/lancada-peticao-para-recuperar-a-casa-de-antonio-nobre-1685575), nunca foi classificada nem intervencionada pela Câmara Municipal do Porto, para grande espanto de todos quanto se preocupam com a identidade e a memória da cidade, na Foz, em particular.

Apelamos a V. Exa., Senhor Presidente, para que evite esta demolição e diligencie para a posse administrativa da moradia, sustendo a sua derrocada e recuperando-a enquanto casa-museu, negociando com o proprietário a eventual concessão de créditos de construção em terrenos municipais, longe de afectarem a história e o património da cidade.

Protestamos, igualmente, pelo tendencial alinhamento de cérceas que vem a ser utilizado como argumento para muitas das demolições na cidade, o que a nosso ver é pernicioso em termos da malha urbana, que se pretende diversa.

Apelamos ainda a que a Câmara Municipal do Porto não autorize o desfigurar irreversível do ainda interessante edifício vizinho da casa dos irmãos Nobre, o nº 523, de gramática Arte Nova, período artístico cada vez mais depauperado em termos locais, regionais e nacionais.

Com os melhores cumprimentos

Alexandre Gamelas, José Pedro Tenreiro, Malcolm Millais, Nuno Quental, Paulo Ferrero, Paulo Visani Rossi, Virgílio Marques

Foto: Al

1 comentário:

  1. Estamos perante um enorme atentatado ao património e valores culturais que a CMP teima em não valorizar...

    ResponderEliminar

Obras a decorrer na Casa Maria Borges - Pedido de esclarecimento à CMP

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto Dr. Rui Moreira CC. AMP e media Tomámos conhecimento no local que decorrem obras na...