segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Ponte Maria Pia - Novo apelo ao Primeiro-Ministro


Excelentíssimo Senhor Primeiro-Ministro
Dr. António Costa


No seguimento do apelo que fizemos a Vossa Excelência no dia 17 de Junho (http://cidadaniaprt.blogspot.pt/2017/06/ponte-maria-pia-apelo-ao-primeiro.html), solicitando que considerasse como prioritária a recuperação e a reabertura ao público da Ponte Maria Pia, que fará 140 anos no próximo dia 4 de Novembro, recebemos da empresa Infraestruturas de Portugal, a 21 de Julho, a seguinte resposta:

«Relativamente ao solicitado, que mereceu a nossa melhor atenção, informa-se V. Exas. que a IP tem estado a analisar o aproveitamento da Ponte D. Maria Pia sobre o rio Douro para a criação de um circuito pedonal e clicável, incluindo a eventual utilização da ligação existente ao Ramal da Alfândega, com várias entidades públicas e privadas.
No entanto, até à data, ainda não houve qualquer proposta concreta passível de merecer o acordo desta empresa quanto à possibilidade da concretização deste propósito.
Aproveitamos para agradecer a vossa participação e ficamos à disposição de V. Exas para qualquer esclarecimento adicional.»

Face ao exposto, e porque acreditamos que, seja qual for a solução para a sua reutilização (ponte pedonal, ciclovia, metro ligeiro de superfície, etc.), o seu futuro terá que passar por um entendimento de facto entre a Câmara Municipal do Porto e a Câmara Municipal de Gaia, solicitamos mais uma vez a Vossa Excelência, Senhor Primeiro-Ministro, para que interceda directamente nesta questão, promovendo junto da tutela ministerial e dos responsáveis máximos pelas autarquias de Gaia e do Porto, a concertação de vontades necessária para que se encontre rapidamente uma solução para a Ponte Maria Pia, seja pela cedência da tutela da mesma àquelas autarquias, de forma definitiva ou não, seja por outro modo, para que seja possível a reabertura da ponte à população a muito curto-prazo.

Alertamos também Vossa Excelência para a necessidade de se garantir o bom estado de conservação da Ponte Maria Pia, pelo que a sua manutenção é uma exigência permanente. Tal, contudo, não nos parece que esteja a ser feito, pelo que urge garantir que este Monumento Nacional não entre em degradação.

Na expectativa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.


Alexandre Gamelas, Carlos Machado e Moura, Francisco Sousa Rio, José Manuel Lopes Cordeiro, Nuno Gomes Oliveira, Nuno Quental, Paulo Ferrero, Paulo Jorge Sousa Costa, Virgílio Marques

(Foto da DGPC)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Reabilitação do antigo matadouro industrial - protesto e chamada de atenção à CMP

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto Dr. Rui Moreira CC. AMP e media Tomamos conhecimento de imagens virtuais dand...