segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Ponte Maria Pia - Novo apelo ao Primeiro-Ministro


Excelentíssimo Senhor Primeiro-Ministro
Dr. António Costa


No seguimento do apelo que fizemos a Vossa Excelência no dia 17 de Junho (http://cidadaniaprt.blogspot.pt/2017/06/ponte-maria-pia-apelo-ao-primeiro.html), solicitando que considerasse como prioritária a recuperação e a reabertura ao público da Ponte Maria Pia, que fará 140 anos no próximo dia 4 de Novembro, recebemos da empresa Infraestruturas de Portugal, a 21 de Julho, a seguinte resposta:

«Relativamente ao solicitado, que mereceu a nossa melhor atenção, informa-se V. Exas. que a IP tem estado a analisar o aproveitamento da Ponte D. Maria Pia sobre o rio Douro para a criação de um circuito pedonal e clicável, incluindo a eventual utilização da ligação existente ao Ramal da Alfândega, com várias entidades públicas e privadas.
No entanto, até à data, ainda não houve qualquer proposta concreta passível de merecer o acordo desta empresa quanto à possibilidade da concretização deste propósito.
Aproveitamos para agradecer a vossa participação e ficamos à disposição de V. Exas para qualquer esclarecimento adicional.»

Face ao exposto, e porque acreditamos que, seja qual for a solução para a sua reutilização (ponte pedonal, ciclovia, metro ligeiro de superfície, etc.), o seu futuro terá que passar por um entendimento de facto entre a Câmara Municipal do Porto e a Câmara Municipal de Gaia, solicitamos mais uma vez a Vossa Excelência, Senhor Primeiro-Ministro, para que interceda directamente nesta questão, promovendo junto da tutela ministerial e dos responsáveis máximos pelas autarquias de Gaia e do Porto, a concertação de vontades necessária para que se encontre rapidamente uma solução para a Ponte Maria Pia, seja pela cedência da tutela da mesma àquelas autarquias, de forma definitiva ou não, seja por outro modo, para que seja possível a reabertura da ponte à população a muito curto-prazo.

Alertamos também Vossa Excelência para a necessidade de se garantir o bom estado de conservação da Ponte Maria Pia, pelo que a sua manutenção é uma exigência permanente. Tal, contudo, não nos parece que esteja a ser feito, pelo que urge garantir que este Monumento Nacional não entre em degradação.

Na expectativa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.


Alexandre Gamelas, Carlos Machado e Moura, Francisco Sousa Rio, José Manuel Lopes Cordeiro, Nuno Gomes Oliveira, Nuno Quental, Paulo Ferrero, Paulo Jorge Sousa Costa, Virgílio Marques

(Foto da DGPC)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pedido de cancelamento da venda em hasta pública de parcela de terreno localizada no Parque da Cidade

  Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto Dr.  Rui Moreira Tomámos conhecimento da intenção da Câmara Municipal do Porto de ali...