segunda-feira, 5 de junho de 2017

Obras no Dispensário do Porto para Crianças Pobres - Protesto destruição de património


Exmo. Sr. Director-Regional de Cultura
Doutor António Torres da Ponte,
Exmo. Senhor Dr. Pimenta Marinho
Presidente do C.D. da ARS Norte


CC. DGPC, Min.Cultura, Min. Saúde, PCM Porto, AM Porto, Comissão UNESCO e media

No seguimento das obras de reabilitação e adaptação a Centro de Saúde que decorrem no antigo Dispensário do Porto para Crianças Pobres, sito na Rua Saraiva de Carvalho, e mandado construir pela Rainha D. Amélia em 1895, chegou ao nosso conhecimento que o projecto em curso implicará a remoção dos elementos que encimam o respectivo frontão, na circunstância um elemento escultórico em terracota ("Caridade"), executado pela Fábrica das Devesas, com base em modelo de José Joaquim Teixeira Lopes, e dois jarrões laterais.

Tratando-se de elementos decorativos de realce e inquestionáveis, desde a sua fundação até hoje, enquanto valorização do conjunto arquitectónico respectivo - como o atestam as fotografias em anexo -, somos a solicitar a V. Exas. confirmação de tal facto e apresentar o nosso protesto na eventualidade de tal se verificar, e pedir esclarecimentos sobre como é possível ter sido aprovado tal remoção.

A confirmar-se essa intenção tratar-se-á de uma significativa amputação da história do edifício, e de uma acção contrária ao normativo decorrente da classificação do Porto como Património Classificado pela UNESCO, uma vez que o edifício se localiza em plena área classificada, com as consequências que, certamente, daí advirão.

Melhores cumprimentos


Alexandre Gamelas, César Santos Silva, Francisco Queiroz, José Alberto Rio Fernandes, Virgílio Marques
Pelo Fórum Cidadania PRT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Reabilitação do antigo matadouro industrial - protesto e chamada de atenção à CMP

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto Dr. Rui Moreira CC. AMP e media Tomamos conhecimento de imagens virtuais dand...