sexta-feira, 23 de junho de 2017

Como estão tão longe disto (mas não deviam estar) os municípios do Porto e de Gaia!



A Câmara Municipal de Ovar acaba de aprovar o Regulamento de Apoio à Recuperação de Fachadas do Centro Histórico.
Segundo informação divulgada pelo próprio Município, com este regulamento prevê-se "um incentivo financeiro até ao limite máximo de 5000 euros, calculado com base na fatura (c/IVA) respeitante aos trabalhos efetivamente realizados, sendo que, até 1000 euros, será concedido um apoio financeiro de 100%; ao remanescente, acima de 1000 euros, o apoio financeiro será de 50%; e em situações excecionais e devidamente justificadas, aos imóveis com fachadas azulejadas de valor patrimonial muito relevante, poderá ser concedido um apoio financeiro até 100%, após análise crítica e devidamente fundamentada do ACRA – Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo".

Vou repetir, para que fique bem claro: "em situações excecionais e devidamente justificadas, aos imóveis com fachadas azulejadas de valor patrimonial muito relevante, poderá ser concedido um apoio financeiro até 100%, após análise crítica e devidamente fundamentada do ACRA – Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo".



Como estão tão longe disto os municípios do Porto, e, sobretudo, de Gaia - onde foram concebidos e executados quase todos os azulejos históricos que Ovar está a salvaguardar e a valorizar! 
Falta-nos quase tudo, a começar por um inventário exaustivo. 

Há que atalhar caminho, antes que seja tarde demais.
Uma proposta de trabalho foi já aqui apresentada:
http://cidadaniaprt.blogspot.pt/2017/06/programa-de-salvaguarda-do-azulejo.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pedido de cancelamento da venda em hasta pública de parcela de terreno localizada no Parque da Cidade

  Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto Dr.  Rui Moreira Tomámos conhecimento da intenção da Câmara Municipal do Porto de ali...