sexta-feira, 26 de maio de 2017

Casa de Guilhermina Suggia e outros edifícios - Pedido à CM Porto para Classificação de Interesse Municipal


Exmo. Senhor
Presidente da Câmara Municipal do Porto
Dr. Rui Moreira


C.c. AM Porto, DRC-N e media

Somos a solicitar à Câmara Municipal do Porto, na pessoa de V. Exa., que desencadeie os procedimentos necessários à classificação de Interesse Municipal aos imóveis que abaixo se indicam, sendo que, entre eles, e a um mês exacto de mais um aniversário sobre o nascimento da ilustre violoncelista Guilhermina Suggia, nascida, como é do conhecimento de V. Exa., no Porto em 27 de Junho de 1885, é de sobremaneira justo, pensamos, que se verifique em primeiro lugar a classificação da casa do nº 665 Rua da Alegria, onde residiu entre 1927-1950, até à sua morte.

Igualmente solicitamos que a CM Porto proceda à classificação de um punhado de outros edifícios emblemáticos da cidade do Porto, referentes ao século XX, a saber:

. Garagem Passos Manuel, Rua Passos Manuel, edifício déco-modernista, de 1930, da autoria do arq. Mário Abreu;
. Confeitaria Serrana, Rua do Loureiro, nº 52, pastelaria centenária, no local da Ourivesaria Cunha (1880-1914), profusamente decorada com motivos Arte Nova, com esculturas de Oliveira Ferreira e pinturas de Acácio Lino;
. Armazéns Cunhas, Praça de Gomes Teixeira, nº 14, edifício déco-modernista, de 1933-36, praticamente genuíno e com projecto dos arq. Manuel Marques, Amoroso Lopes e Coelho Freitas.

Na expectativa, apresentamos os melhores cumprimentos


Alexandre Gamelas, David Afonso, Francisco Queiroz, Nuno Quental, Virgílio Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pedido de cancelamento da venda em hasta pública de parcela de terreno localizada no Parque da Cidade

  Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto Dr.  Rui Moreira Tomámos conhecimento da intenção da Câmara Municipal do Porto de ali...