quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Protesto pela anunciada demolição da única moradia de Raul Lino no Porto

Exmo. Senhor Presidente
Dr. Rui Moreira


C.c. AMP, OA e Família Pimentel

Tomámos conhecimento da existência na CMP de um projecto de demolição e construção nova (ref. 260058/18/CMP) que, a ser aprovado pelos serviços que V. Exa. tutela, implicará a demolição da única casa projectada pelo insigne arq. Raul Lino na cidade do Porto, sita no gaveto da Rua Ciríaco Cardoso com a Rua Carlos Dubini.

Esta casa, embora actualmente abandonada e vandalizada, é um exemplar de referência na obra de Raul Lino, tendo sido por este arquitecto destacada no livro "Casas Portuguesas" por si escrito. É de notar que existem poucas obras de Raul Lino na região Norte, sendo esta uma das poucas casas edificadas neste território e a única conhecida na região do Porto.

Serve o presente para apresentarmos o nosso protesto veemente por essa eventualidade e para solicitarmos a melhor atenção de V. Exa. para este projecto que, a não ser corrigido de modo a se preservar e recuperar a referida moradia, significará mais um forte rombo, da exclusiva responsabilidade do actual executivo camarário, no Património da cidade e de todos nós.

Com os melhores cumprimentos

Alexandre Gamelas, Carlos Machado e Moura, Francisco Queiroz, José Costa Marques, José Pedro Tenreiro, Luísa Mendes, Nuno Gomes Oliveira, Nuno Quental, Paulo Ferrero, Sérgio Braga da Cruz, Virgílio Marques, João Mendes, Marta Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Reabilitação do antigo matadouro industrial - protesto e chamada de atenção à CMP

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto Dr. Rui Moreira CC. AMP e media Tomamos conhecimento de imagens virtuais dand...