terça-feira, 16 de outubro de 2018

Antiga Casa-Oficina dos Irmãos Oliveira Ferreira (Gaia) - Pedido aos Amigos de Gaia


À Direcção da Associação Cultural “Amigos de Gaia”


Exmos. Senhores


C.C. PCM Gaia

Tomámos conhecimento do v/projecto de reabilitação relativamente à histórica Casa-Oficina dos Irmãos Oliveira Ferreira.

Confessamos a nossa surpresa quanto à, a nosso ver, excessiva carga de alterações intrusivas, traduzidas na proliferação de “vermelhos e amarelos” que o projecto implica e que têm publicado no v/site (https://www.youtube.com/watch?v=rsQ0CMd1hGs&feature=share), como, por exemplo, a janela tripartida lateral que pretendem transformar num vão único (!), o volume que se pretende construir ao lado da casa (que tem excessiva presença), a substituição das caixilharias originais e a sua troca por outras de desenho "minimalista", a construção de uma cave ( provavelmente incompatível com a manutenção de grande parte da arquitectura original, como a escadaria principal da casa (que é destruída), assim como a proliferação de anexos em redor da casa, que não valorizam nem beneficiam a mesma.

Muito gostaríamos de saber qual a origem do projecto em apreço (se é originário dos serviços da CM Gaia se de algum atelier por vós contactado) e mais gostaríamos de vos sensibilizar para a não necessidade de excessos na reabilitação que se deseja para o edifício, e que todos pretendemos capaz e respeitadora da arquitectura do mesmo.

Apelamos ainda para a necessidade essa sim urgente, de trabalhos de conservação, desde logo a nível do telhado do edifício, que a serem feitos evitarão danos mais graves.

Na expectativa, apresentamos os nossos cumprimentos, colocando-nos à v/disposição para o acompanhamento deste assunto.

José Pedro Tenreiro, Alexandre Gamelas, Francisco Sousa Rio, José Carlos Costa Marques, Sérgio Braga da Cruz

Foto: Blog Gaia Revelada

Sem comentários:

Enviar um comentário

Reabilitação do antigo matadouro industrial - protesto e chamada de atenção à CMP

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto Dr. Rui Moreira CC. AMP e media Tomamos conhecimento de imagens virtuais dand...