segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Confeitaria Cunha - Apelo URGENTE ao Presidente da CM Porto

Exmo. Senhor Presidente
Dr. Rui Moreira


Cc. Confeitaria Cunha, AMP, Patrícia Bento d'Almeida, DRC-N e media

No seguimento de notícias vindas a público dando conta do encerramento iminente da Confeitaria Cunha (https://www.jn.pt/local/noticias/porto/porto/interior/cunha-luta-contra-fecho-8880131.html) e, consequentemente, do seu snack-bar, obra emblemática de Victor Palla e Bento d'Almeida, datada dos anos 70 e um dos marcos do Moderno na cidade do Porto, apelamos a V. Exa. para a necessidade urgente da Câmara Municipal do Porto tudo fazer, os possíveis e os impossíveis, de modo a assegurar a permanência e a integridade desta obra maior do Porto de Tradição.

Confessamos a nossa perplexidade, não tanto pelo esquecimento a que os serviços da Direcção Regional de Cultura do Norte votaram este espaço - que vem no seguimento do que têm feito em várias outras situações - mas pelo facto do espaço do "snack-bar" Cunha não estar já Classificado de Interesse Municipal e, mais recentemente, no rol de lojas contempladas pela iniciativa camarária "Porto de Tradição".

Juntamos fotos (© Arménio Teixeira, in Facebook) que atestam da beleza, singularidade e grau de conservação do espaço em apreço. Trata-se, recordamos, de uma "obra total" em que a dupla de arquitectos - formada, aliás, na Escola do Porto (onde se refugiariam do academicismo lisboeta e onde se conheceram) - pôde pensar todos os detalhes, como era comum à sua praxis, tomando, justamente, particular interesse e inventividade na tipologia por eles "importada do snack-bar.

Este ano mesmo teve lugar uma grande retrospectiva no Centro Cultural de Belém (que importa mostrar também no Porto), que deu a conhecer o seu trabalho trans-disciplinar e cujo catálogo contém importantes contributos para o entendimento da singularidade da sua obra no panorama nacional e mesmo internacional: "Victor Palla e Bento d' Almeida. Arquitetura de outro tempo".

Finalmente, colocamo-nos à inteira disposição da Câmara Municipal do Porto e da Confeitaria Cunha, para ajudarmos no que for possível e na medida das nossas capacidades.

Na expectativa, apresentamos os melhores cumprimentos

Alexandra Gamelas, Ana Alves de Sousa, Carlos Machado e Moura, José Pedro Tenreiro, Paulo Ferrero, Pedro Figueiredo, Paulo Sousa Costa, Rui Ferreira, Francisco Sousa Rio, Nuno Gomes Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Reabilitação do antigo matadouro industrial - protesto e chamada de atenção à CMP

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto Dr. Rui Moreira CC. AMP e media Tomamos conhecimento de imagens virtuais dand...