segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Confeitaria Cunha - Apelo URGENTE ao Presidente da CM Porto

Exmo. Senhor Presidente
Dr. Rui Moreira


Cc. Confeitaria Cunha, AMP, Patrícia Bento d'Almeida, DRC-N e media

No seguimento de notícias vindas a público dando conta do encerramento iminente da Confeitaria Cunha (https://www.jn.pt/local/noticias/porto/porto/interior/cunha-luta-contra-fecho-8880131.html) e, consequentemente, do seu snack-bar, obra emblemática de Victor Palla e Bento d'Almeida, datada dos anos 70 e um dos marcos do Moderno na cidade do Porto, apelamos a V. Exa. para a necessidade urgente da Câmara Municipal do Porto tudo fazer, os possíveis e os impossíveis, de modo a assegurar a permanência e a integridade desta obra maior do Porto de Tradição.

Confessamos a nossa perplexidade, não tanto pelo esquecimento a que os serviços da Direcção Regional de Cultura do Norte votaram este espaço - que vem no seguimento do que têm feito em várias outras situações - mas pelo facto do espaço do "snack-bar" Cunha não estar já Classificado de Interesse Municipal e, mais recentemente, no rol de lojas contempladas pela iniciativa camarária "Porto de Tradição".

Juntamos fotos (© Arménio Teixeira, in Facebook) que atestam da beleza, singularidade e grau de conservação do espaço em apreço. Trata-se, recordamos, de uma "obra total" em que a dupla de arquitectos - formada, aliás, na Escola do Porto (onde se refugiariam do academicismo lisboeta e onde se conheceram) - pôde pensar todos os detalhes, como era comum à sua praxis, tomando, justamente, particular interesse e inventividade na tipologia por eles "importada do snack-bar.

Este ano mesmo teve lugar uma grande retrospectiva no Centro Cultural de Belém (que importa mostrar também no Porto), que deu a conhecer o seu trabalho trans-disciplinar e cujo catálogo contém importantes contributos para o entendimento da singularidade da sua obra no panorama nacional e mesmo internacional: "Victor Palla e Bento d' Almeida. Arquitetura de outro tempo".

Finalmente, colocamo-nos à inteira disposição da Câmara Municipal do Porto e da Confeitaria Cunha, para ajudarmos no que for possível e na medida das nossas capacidades.

Na expectativa, apresentamos os melhores cumprimentos

Alexandra Gamelas, Ana Alves de Sousa, Carlos Machado e Moura, José Pedro Tenreiro, Paulo Ferrero, Pedro Figueiredo, Paulo Sousa Costa, Rui Ferreira, Francisco Sousa Rio, Nuno Gomes Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pedido de cancelamento da venda em hasta pública de parcela de terreno localizada no Parque da Cidade

  Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto Dr.  Rui Moreira Tomámos conhecimento da intenção da Câmara Municipal do Porto de ali...