sexta-feira, 21 de julho de 2017

Ponte Maria Pia - apelo ao Primeiro Ministro


Exmº Senhor Primeiro-Ministro
Dr. António Costa


c.c. PCMPorto, PCMGaia, MPI, MC, Infraestruturas de Portugal e media

Como será do conhecimento de V. Exa., cumpriram-se recentemente 26 anos sobre o encerramento à circulação ferroviária da Ponte Maria Pia, obra emblemática da “arquitectura do ferro” concebida pela firma Eiffel & Cie. em Portugal e, por isso, classificada como Monumento Nacional (Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982).

Com efeito, desde 1991 que aquela ponte se encontra ao abandono, apesar de várias vezes se terem anunciado obras de recuperação e reconversão, que nunca passaram de notícias sem qualquer continuidade.

Assinalando esta “efeméride”, e porque acreditamos que a solução mais fácil para a Ponte Maria Pia, menos custosa e, sobretudo, mais óbvia, continua a ser a sua adaptação a passagem pedonal e ciclovia;

Somos a apelar a V. Exa., Senhor Primeiro-Ministro, para que considere como prioritária a recuperação da Ponte Maria Pia, (única obra portuguesa a ser considerada “International Historic Civil Engineering Landmark” pela American Society of Civil Engineers), e assim torne possível, finalmente, a sua devolução à população para que a usufrua convenientemente. Nesse sentido, ainda, apelamos a Vossa Excelência para que dê indicações ao Ministério do Planeamento e Infraestruturas e às Infraestruturas de Portugal, IP, para desenvolverem, em tempo útil e em sintonia com o Ministério da Cultura e as Câmaras Municipais do Porto e de Gaia, os procedimentos tidos por convenientes para materializarem em obra o projecto de recuperação e reconversão da Ponte D. Maria Pia em passagem pedonal e ciclovia, já anunciado por mais do que uma vez e nunca concretizado.

Fazemos fé que por alturas dos 140 anos da sua inauguração, em 4 de Novembro de 2017, tal já possa ser uma realidade.

Com os melhores cumprimentos


Carlos Machado e Moura, César Santos Silva, Fernando Pinto Coelho, Francisco Queiroz, José Manuel Lopes Cordeiro, Nuno Quental, Paulo Jorge Sousa Costa, Virgílio Marques, Vítor Aguiar Branco Sampaio
17 de Junho de 2017

(Foto da DGPC)

...

Relativamente a este assunto, eis a resposta da IP, a 21 de Julho:

«Exmos. Senhores
Fórum Cidadania Porto


Relativamente ao solicitado, que mereceu a nossa melhor atenção, informa-se V. Exas. que a IP tem estado a analisar o aproveitamento da Ponte D. Maria Pia sobre o rio Douro para a criação de um circuito pedonal e clicável, incluindo a eventual utilização da ligação existente ao Ramal da Alfândega, com várias entidades públicas e privadas.

No entanto, até à data, ainda não houve qualquer proposta concreta passível de merecer o acordo desta empresa quanto à possibilidade da concretização deste propósito.

Aproveitamos para agradecer a vossa participação e ficamos à disposição de V. Exas para qualquer esclarecimento adicional.

Com os melhores cumprimentos,

Direção de Comunicação, Imagem e Stakeholders»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Reabilitação do antigo matadouro industrial - protesto e chamada de atenção à CMP

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto Dr. Rui Moreira CC. AMP e media Tomamos conhecimento de imagens virtuais dand...