Doutor António Torres da Ponte,
Exmo. Senhor Dr. Pimenta Marinho
Presidente do C.D. da ARS Norte
CC. DGPC, Min.Cultura, Min. Saúde, PCM Porto, AM Porto, Comissão UNESCO e media
No seguimento das obras de reabilitação e adaptação a Centro de Saúde que decorrem no antigo Dispensário do Porto para Crianças Pobres, sito na Rua Saraiva de Carvalho, e mandado construir pela Rainha D. Amélia em 1895, chegou ao nosso conhecimento que o projecto em curso implicará a remoção dos elementos que encimam o respectivo frontão, na circunstância um elemento escultórico em terracota ("Caridade"), executado pela Fábrica das Devesas, com base em modelo de José Joaquim Teixeira Lopes, e dois jarrões laterais.
Tratando-se de elementos decorativos de realce e inquestionáveis, desde a sua fundação até hoje, enquanto valorização do conjunto arquitectónico respectivo - como o atestam as fotografias em anexo -, somos a solicitar a V. Exas. confirmação de tal facto e apresentar o nosso protesto na eventualidade de tal se verificar, e pedir esclarecimentos sobre como é possível ter sido aprovado tal remoção.
A confirmar-se essa intenção tratar-se-á de uma significativa amputação da história do edifício, e de uma acção contrária ao normativo decorrente da classificação do Porto como Património Classificado pela UNESCO, uma vez que o edifício se localiza em plena área classificada, com as consequências que, certamente, daí advirão.
Melhores cumprimentos
Alexandre Gamelas, César Santos Silva, Francisco Queiroz, José Alberto Rio Fernandes, Virgílio Marques
Pelo Fórum Cidadania PRT
Sem comentários:
Enviar um comentário